Como ser um sindico excepcional

Todo o condomínio deve ter a presença de um síndico. Cada vez mais moradores buscam contratar pessoas qualificadas para exercer a função, assim como é o caso do síndico profissional. 

Tomando isso em conta isso, nós preparamos um passo a passo sobre como ser um sindicato excepcional para guiá-lo nesta nova jornada profissional.

Como ser um síndico profissional?

 

Ser um síndico profissional é uma responsabilidade e tanto, mas se você é iniciante e não sabe por onde começar, vamos te apresentar a seguir algumas questões que devem ser levadas em consideração para ser um profissional incrível.

Quais habilidades de um sindico excepcional?

 

Primeiro é importante buscar qualificação nesta área é essencial, para que você atenda as demandas do condomínio, você precisa estar preparado (a) para atender as demandas do condomínio.

Um sindico excepcional precisa atender algumas habilidades que são mais que necessárias, confira a seguir:

  • Excelente comunicação;
  • Organização para manter sua gestão sempre organizada;
  • Saber lidar com pessoas e conflitos;
  • Ter muito bem trabalhado o seu lado emocional;
  • Ter empatia;
  • Gostar de áreas como contabilidade, finanças e administração.

Como ser um sindico excepcional? 

 

Ser síndico como todas as profissões tem seus altos e baixos é importante aprender a lidar com isso, por isso montamos umas dicas que vão te ajudar a se tornar um profissional incrível.

1. Seja conhecedor da legislação

Entender as leis sobre as comunidades e sua jurisprudência faz parte da lista de fé. Leia a investigação e, se necessário, procure a ajuda dos profissionais da área legal.

2. Limite o desgaste

Um bom síndico consegue gerenciar todos os empreendimentos a qual toma conta de maneira controlada, não deixe o estresse tomar conta de você, tente manter as coisas sob controle. Sabemos o quanto é difícil, mas se você fizer uma gestão organizada vai conseguir administrar todas as suas coisas bem.

Determine horários para atender cada empreendimento, defina um período do seu dia que será voltado para cuidar da gestão administrativa dos seus condomínios.

Consequentemente você terá mais foco, organização e tranquilidade para lidar com a sua rotina de trabalho. Inclusive deixa claro os condomínios o dia e horário que você destinou esses atendimentos, uma linha de comunicação aberta é necessária e indispensável.

3. Divida responsabilidades e funções

Uma coisa essencial é aprender a delegar tarefas. Não deixe o papel dos subsíndicos ser apenas decorativos. Aproveite a oportunidade de compartilhar atividades da administração do condomínio, como ajuda em residentes ou organização de documentos contábeis.

Além disso, o zelador também podem ser grandes aliados, ele pode fazer treinamento dos funcionários, a manutenção periódica, a supervisão da limpeza do condomínio e outras atividades práticas podem ser coordenadas por esses auxiliares.

Não tente segurar o mundo sozinho, dívida que ficará mais fácil manter a gestão é ordem do local.

4. Conheça bem o condomínio

Na síntese, um condomínio não merece uma síndico ausente. Isso faz parte do trabalho de ser sindicalizado na co-propriedade e formular boas relações com residentes e funcionários. 

Não só isso, você precisa saber a rotina do condomínio para definir as melhores práticas que serão aplicadas na administração. Afinal, cada condomínio tem peculiaridades únicas. 

Embora a União tenha uma ligação profissional com a sociedade, tem a obrigação de fazer visitas semanais.

5. Jamais descuide da manutenção

A manutenção do condomínio é fundamental para garantir a harmonia e a segurança. Portanto, esta deve ser uma das principais preocupações da União. 

Os elevadores, os raios, a rede de gás, as piscinas e o sistema de prevenção de incêndio são apenas alguns dos elementos que devem entrar em sua lista de verificação periódica de seu condomínio.

6. Seja autoridade, sem precisar utilizar o autoritarismo

Como uma democracia, todas as decisões relativas ao condomínio devem passar pela análise da escolha da Assembléia Geral. 

Agir com autoritarismo, como dono do condomínio pode levar à demissão do síndico. Portanto, a transparência, o respeito mútuo e a boa vontade devem ser os principais alicerces dessa profissão.

7. Tenha percepção das demandas

Um síndico profissional tem sempre na mão uma agenda, para que ele anote e consiga atender todas as demandas. É uma das melhores maneiras para fazer uma gestão do seu tempo de maneira eficaz, utilizar uma agenda tem o intuito de classificar suas tarefas pelo o grau de importância das mesmas.

8. Seja criativo

Muitas pessoas acham a gestão de condomínio um assunto chato, o síndico precisa trabalhar de maneira que torne essa gestão mais atraente, você deve usar a sua criatividade para trazer isso de forma vantajosa e objetiva para todos.

Aposte em reuniões de condomínios em locais distintos, diferentes ou use a sua criatividade. Use bastante gráficos, estimule o visual para explicar de maneira bem simples e contabilidade.

Busque estratégias para reduzir gastos e aumentar as arrecadações do seu condomínio.

9. Tenha uma excelente comunicação

A maioria dos conflitos que acontecem dentro de um condomínio é justamente pela falta de comunicação, portanto não deixe que isso seja um problema durante a sua trajetória como um gestor de condomínios, tente se comunicar de maneira clara e precisa.

Utilize o quadro de comunicados dentro do prédio para manter sempre uma comunicação diferente com os moradores, para facilitar nesta gestão recorrer a softwares e aplicativos que facilitem todo esse processo.

10. Seja tecnológico, use a tecnologia ao seu favor.

Um bom síndico procura implantar dentro da sua gestão maneiras mais otimizadas para garantir a qualidade do seu trabalho, busque implantar aplicativos ou programas que facilitem seus meios de comunicação com todos, além de ajudar na sua gestão.

Ser um sindico excepcional é fazer da melhor maneira possível o seu trabalho, sem prejudicar o do próximo, atendendo todos os requisitos e sendo proativo, buscando sempre melhorar.

É isso que fará você ser diferente de todos os profissionais, tenha zelo por tudo que faz, tente ser visto, ser mostrar presente que com certeza terá sucesso profissional, ser tornando um sindico excepcional.


Gestão de encomendas e correspondência em seu condomínio como administrar?